Quando você ouve a palavra GUARDIÃO, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Certamente algo que traz uma sensação de proteção e segurança, não é mesmo? Trazendo esse conceito para os parâmetros segmentados pela LGPD, sentimos a necessidade de abordar questões sobre uma das figuras mais importantes quanto o tema em questão é a proteção de dados. Portanto, leia este artigo até o final para saber quais são as principais atribuições e funções do DPO, o famoso Data Protection Officer. Vamos nessa que o assunto é bem intuitivo.
1 – SUAS ATRIBUIÇÕES
A figura do DPO ganhou mais notoriedade depois da sanção da Lei Geral de Proteção de Dados. Isso porque esse profissional traz consigo algumas particularidades e responsabilidades quando o assunto é guarnecer dados e informações importantes e confidenciais. Entre os principais atributos do DPO estão: informar, controlar, cooperar e servir dentro das exigências da ANPD.
2 – O DPO E A LGPD
Por se tratar de uma função extremamente responsável no que diz respeito ao cumprimento da lei, é de suma importância que o profissional designado para este posto esteja por dentro das legislações que regem a LGPD. Portanto, sempre que uma determinada instituição estiver envolvida em monitoramento sistemático e em larga escala de dados pessoais de usuários, um DPO deverá ser nomeado para que questões como essas estejam em conformidade com as normas estabelecidas pela ANPD.
3 – GARANTIA DE ASSERTIVIDADE
Com um DPO atuando nos bastidores de governança e compliance, a empresa alcança maior garantia de assertividade em relação às tomadas de decisões. Isso porque esse profissional é a pessoa que mais entende sobre os perigos sujeitos aos mecanismos de segurança. Desse modo, acaba se tornando uma referência sobre o assunto.
CONCLUSÃO
Por sua vez, além de contribuir para uma percepção positiva da empresa, a iniciativa de fato traz mais transparência e confiança para o usuário, que consegue observar a presença de um profissional dedicado à segurança de suas informações.
Que tal ficar ainda mais por dentro dos assuntos que envolvem a LGPD em geral? Para isso, continue antenado em nosso blog. Obrigado e até a próxima.